O Petróleo É De Quem?

A Veja desta semana traz duas páginas sobre a explosão da plataforma de petróleo no Golfo do México. Não se vêem as palavras British Petroleum. No telejornais, essas palavras também não aparecem. É sempre um acidente que pode provocar um desastre ecológico no sul dos EUA ou “a gigantesca mancha de óleo que avança sobre a costa americana”. No Globo.com até aparece o nome da empresa, quando menciona os 11 funcionários desaparecidos e quando fala dos robôs e do esforço que está sendo feito para fechar a boca do inferno que ameaça toda a fauna e a flora naturais de um dos grandes berçários do planeta. Torço pelo sucesso absoluto dos esforços da BP. A British Petroleum é responsável por um dos maiores desastres ecológicos e econômicos da história do planeta, no meio do mar.

Só fiquei pensando se a Petrobrás fosse responsável por um evento como esse, se ela seria tratada com a mesma gentileza. A Petrobrás e a Eletrobrás foram fundada em 1951, por Getúlio Vargas, como parte de seu ímpeto nacionalista.

Em 1951 Mohammed Mossadegh, primeiro ministro do Irã, estatizou a Anglo-Iranian Oil Company e foi eleito Homem do Ano pela revista Time. A partir daí, o Irã começou a sofrer sanções, boicotes e embargos econômicos do Reino Unido e dos EUA. Em 53 ele foi deposto por um golpe orquestrado em Londres e Washington.

Em 2010, Lula é eleito pela Time, que também homenageia Lady Gaga e Jaime Lerner, como uma das 25 pessoas mais influentes do mundo. A Petrobrás nunca esteve tão bem, sentada que está sobre a imensa jazida do Pré-sal. O Brasil é auto-suficiente em petróleo. Os EUA estão investindo mais de 2 bilhões de dólares em nosso país, no desenvolvimento de plataformas de petróleo em alto mar.

Ahmadinedjad, o primeiro ministro iraniano, sofrendo sanções, boicotes e embargos econômicos do Reino Unido e dos EUA , aceita a mediação do Brasil na ONU, na questão energética nuclear.

Esse mundo tá virado. E isso não é de todo mal.

R

Anúncios

Um comentário em “O Petróleo É De Quem?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: