Hoje é o dia do Santo Reis

Enciclopédia Católica define o Dia de Todos os Santos, primeiro de novembro, como uma festa em “honra a todos os santos, conhecidos e desconhecidos”.

***

Prece profana

 

Santo Almáquio livrai-me da AIDS

Santa Radegunda livrai-me da Síndrome da Fadiga Crônica

São Barbásimas livrai-me da Malária Maligna

Santa Bibiana livrai-me da Síndrome de Lou Gehrig

Santa Cineburga livrai-me da Doença de Parkinson

São Ruperto de Salzburgo livrai-me da Alzheimer, Castigo dos Idosos

São Pacômio livrai-me da Ébola, da Hanta e da Mobata

São Botulfo livrai-me da Esclerose Lateral Amiotrópica

Santo Evúrcio livrai-me da Anemia Falciforme

São Barlaão livrai-me do Distúrbio da Atenção Defeituosa

Santa Burgundófora livrai-me da Transcriptase reversa

São Pascoal Bailão livrai-me da Síndrome de Down

São Baraquísio livrai-me da loucura

São Piônio e São Safrônio livrai-me do vírus Sabiá

São Gildas, o Sábio, livrai-me da Síndrome de Klinefelter

Santa Melânia, a velha, livrai-me do Cancro Mole e das Verrugas genitais

São Ticão de Amato livrai-me da Gripe das Galinhas

Santa Cuteburga livrai-me do Mal de Minamata

Santo Anscário livrai-me da Doença de Creuzfieldt-jacob

São Petroco ou Pedrogo livrai-me da Síndrome do Claustro

Santa Ferbuta livrai-me do Vírus da Cegueira dos Rios

Santa Lutgarda livrai-me da Síndrome da Vaca Louca

São Maldegário livrai-me da Fasciíte Necrotizante

São Teodósio das Cavernas livrai-me da Alopacia Areata Universal

Santa Eustóquia livrai-me das Pestes Antigas e das Modernas

Santo Erconualdo livrai-me da Morte Absurda

São Parmáquio livrai-me de Satanás

Deus, meu Senhor, livrai-me do Vosso Reino

                                                                                 também.

Jarbas Medeiros (JM)

***

Em algum lugar entre Manoel Carlos Karam, Kurt Vonnegut e Carlos Drummond de Andrade existe o Jarbas Medeiros. Afinal de contas, foi um documentarista do absurdo, como os dois primeiros, era mineiro, tem um Drummond no projeto gráfico de seu livro Daxx, Zyngg e Sporanox, e é fisicamente parecido com o velho louco de Indiana. Um sujeito que já foi vereador e prefeito de sua cidade natal, São Gonçalo de Sapucaí, no sul de Minas. Foi duas vezes deputado estadual. Foi pintor e poeta. Grandes bosta. Nem por isso seu nome consta entre os sapucaienses famosos na página wiki da cidade. Um tal de Asprilla, que hoje joga no Brasil de Pelotas, tá lá.

***

Francis Messias

 

Sou o quarto Rei Mago

Do Oriente que viu a estrela

Mas não a seguiu. Seria outra

minha peregrinação, pensei.

E desde então nenhuma

outra estrela brilhou

no meu céu.

Não mais.

 

(JM)

***

Gênesis arrevezado

 

Primeiro nasce a asa

depois nasce o pássaro

e seu vôo

primeiro nasce a pétala

depois a rosa

e seu perfume nasce

primeiro o gesto

depois a voz e o canto

primeiro nasce o Paraíso

depois nasce a Morte.

Primeiro a Morte

e a Vida vem depois.

(JM)

***

Amanhã é Dia dos Mortos. Meu pai descobriu que tinha câncer ano passado e hoje lê a Veja, assiste ao Jornal Nacional, bebe vinho e passa bem, obrigado. Santa Quimioterapia, rogai por nós.

***

Daxx, Zyngg e Sporanox

 

quinhentos mundos foram criados

quinhentos mundos foram aniquilados

cem bilhões de estrelas

cem mil deuses foram criados

outros tantos aniquilados

trezentos bilhões de homens

foram criados

trezentos bilhões (e meio)

aniquilados

um trilhão de insetos

um trilhão e algo mais

de insetos

os doze césares, imperadores,

reis, majestades e altezas

foram aniquilados

o chimpanzé Pan troglodytes

já se extinguiu

como a piabinha, a perpitinga,

o roncador, a chuvinha e o foguete

de rabo foram criados

e todos aniquilados

Natália Corrêa andorinha

Aprisionada em alçapão

De ferro morreu

há cem anos

e ontem foi ele

e agora sou eu

e depois você

não mais que um dia

criados e aniquilados

vou bater a caçuleta

pay attention, watch your step

Be brave, bye-bye, so long

“—Bom dia, Sra. Vida!”

“—Boa noite, Sra. Morte!”

Daxx, Zyngg e Sporanox

Bem-vindos sejam!

(JM)

***

Em Portugal, neste dia, as crianças costumam andar de porta em porta a pedir bolinhos, frutos secos e romãs. Santo Samhain, rogai por nós.

***

7 perguntas ao amor

 

Um sonho sem limites? Fantasias de verão? As teias da paixão? Servindo em silêncio? Coração cativo? Corações à deriva? Lágrimas do paraíso?

(JM)

***

São Tim Maia livrai-me do Bode Mé.

6 comentários em “Hoje é o dia do Santo Reis

Adicione o seu

  1. Fui com você na escola católica. Confesso não me crismei! Grandes Bosta!
    Hoje NÃO É o dia dos Santos Reis. É dia de TODOS OS SANTOS! Quer me derrubar???
    🙂

  2. Z! minha nossa senhora aparecida! a ladainha do house! já é! Boris! eu falei do Santo Reis, é o nome de um santo, não o sobrenome de um fidalgo! Giselle, prazer em lê-la, não há de quê! e Béco! o JM realmente é um sui generis… vale até mais uma mostra um dia desses… grato a todos pela atenção!

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

