Dia 13, mandando bala no Paiol, Jean Garfunkel

Menestrel é uma palavra que vem de antes do Shakespeare e do Chatotorix e passa pelos repentistas nordestinos, pelos rimadores gaudérios, por Oswaldo Montenegro, Renato Russo, Renato Teixeira, Bob Dylan, Jim Morrison, Georges Brassens, Joaquin Sabina, Langston Hughes:

 

Minstrel Man

 

Because my mouth

Is wide with laughter

And my throat

Is deep with song,

You do not think

I suffer after

I have held my pain

So long.

 

Because my mouth

Is wide with laughter

You do not hear

My inner cry.

Because my feet

Are gay with dancing

You do not know

I die.

 

Langston Hughes

 

 

Menestrel

 

Porque minha boca

É larga em riso

E minha garganta

É funda em canto,

Não te dás conta:

Eu sofro

De ter contido minha dor

Tanto.

 

Porque minha boca

É larga em riso

Não ouves – dentro,

Grito socorro.

Porque meus pés

Alegres dançam

Tu não percebes:

Eu morro.

 

***

 

Esse poema foi o primeiro que eu traduzi. Tinha saído na Folha de S.Paulo, traduzido pelo Paulo Henriques Brito, e eu, no auge da arrogância de nunca ter feito isso na vida, achei que não tava legal a tradução e fiz essa aí. Langston era negro e viveu nos EUA numa época aparentemente mais difícil para quem tinha essa cor, os anos 20: um momento cheio de cabarés, corrupção gerada pela Lei Seca, Ku Klux Klan, automóveis e modernismos. Por outro lado, um período animadíssimo. Boardwalk Empire, uma série de TV excelente, é produzida pelo Martin Scorcese, é estrelada pelo Steve Buscemi e num episódio da segunda e atual temporada tem um velho e asqueroso republicano que tem mordomo negro chamado Langston.

 

***

 

Neste domingo, 13 de novembro, 19 horas, o menestrel brasileiro Jean Garfunkel (pronuncia-se, porque o povo escolheu e ele quer, jãn garfúnkel), lançará seu primeiro livro de poemas eou letras de músicas aqui em Curitiba. Depois de trinta anos de músicas, gravadas por Elis Regina etc etc etc, Poemia, sai pela CRIAR Edições, do honorável senhor Roberto Gomes, aqui desta capital que vos fala.

Mestre Vovô Jean-Jean, como é conhecido nas rodas do submundo poético, tem fã-clubes em festivais de música tradicionalista do Rio Grande do Sul, no Festival Guimarães Rosa, em Cordisburgo, etc etc etc, e por motivos talvez familiares ou afetivos ou insondáveis escolheu lançar seu primeiro objeto de papel aqui, na Poláquia.

Conheci o mestre chapeludo numa campanha para prefeito, já lá se vão uns dez anos. De lá pra cá, criamos, junto com a Roberta e o Rettamozo,  uma história de poesia e biodiversidade pra crianças das escolas da rede pública que ficou muito massa. E nos visitamos algumas vezes e bebemos um Metaxa do meu pai, trocando piadas e tristezadas por momentos de amizade boa sobre a Terra.

Ele fez muito mais coisas, música e poesia principalmente, e entre elas uma série de espetáculos musicais de literatura que são espetaculares, com as obras de Guimarães Rosa, Jorge Amado, Dorival Caymmi, etc etc etc.

 

***

 

Como dizíamos, é neste domingo, 19h, no Teatro Paiol, em Curitiba. A Pagu, (sim, aquela atriz famosa e linda),  e eu, (sim, o gaiato), estamos até ensaiando uma participação. Apareça!

 

***

Lançamento do Livro de Jean Garfunkel na capital paranaense
Poemia, aqui me tens...
2 comentários em “Dia 13, mandando bala no Paiol, Jean Garfunkel

Adicione o seu

  1. When you’re strange…..Se eu tivesse perto ia me encontrar com seu exercito , Brancaleone.Mas como to longe, fico a imaginar as maravilhosas orgias verborragicas! Ficam minhas congratulações e a minha mais sincera inveja.bbjjiins da Z

    1. Oi, Z! foi muito massa! passamos os dia acertando o roteiro das falas e músicas, ensaiamos duas vezes e apresentamos e foi bem legal! um terço de auditório lotado (hehehehe)! no Teatro do Paiol, que é um lugar bem legal! e sobre o Brancaleone, era quase isso! entre isso e um Don Quixote, Sancho Pança & Dulcinéia! bejs!

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

